As férias de verão é um momento importante para os recreadores e coordenadores geral.
É um período onde é possível ganhar uma boa grana e ainda ter a oportunidade de conhecer novas pessoas, estabelecer amizades que durarão (ou não) por muito tempo, criar conexões e oportunidades, e claro se divertir.
No entanto um recreador profissional deve estar preparado para suportar dias de muito trabalho, suor e paciência.
Obrigado por ler o Blog da MegaPlay Recreação! Inscreva-se gratuitamente para receber novas publicações e apoiar nosso trabalho.
Tem gente ainda que acredita que ser recreador se resume apenas em pegar uma bola e jogar para as crianças, ou ainda ficar conversando com os “velhinhos”, ou de boa na beira de uma piscina qualquer.
Doce engano: apesar de fazer parte do trabalho de qualquer recreador brincar, conversar ou entrar na piscina, ficar por horas e horas, dias e dias, semanas e semanas longe da família, amigos ou parceiro (a) não é fácil.
Nunca participei de um Big Brother ou “A Fazenda”, mas a minha pouca experiência com recreação me diz que ficar confinado em um hotel, um acampamento ou mesmo em um condomínio por dias ou semanas, com as mesmas pessoas, comendo sempre as mesmas coisas é tão ou mais difícil que qualquer reality por aí.
Mas tem o lado bom, o que se sobrepõe a qualquer dificuldade. E esse lado bom “não tem preço” e será lembrado apenas lá na frente quando as saudades ou as lembranças vierem.
Como não tenho bola de cristal, apenas experiência, quero deixar aqui algumas dicas para que você recreador, se mantenha motivado e leve para si daqui a algum tempo tudo o de bom que você vai ganhar ao final, talvez logo após a temporada, talvez daqui alguns meses ou anos quando se lembrar dos momentos que passou.
A hora é agora, o momento é já mas antes é bom saber:
Não existe motivação. Essa história de que um pacote de balas ou um dia de folga podem ser suficientes para restabelecer sua estima não é tão verdadeira. Pode até ser útil o benefício em si, mas causa pouco impacto quando o assunto é mantê-lo em condições de jogo.
Se liga nas dicas:
Dica #1 - Tempo para seus amigos do coração:
Tire um tempo para alguma pessoa importante para você. Em seu melhor dia e horário (desde que não atrapalhe as rotinas de trabalho) converse com alguém que não faça parte do ambiente do dia a dia. Lembre-se: existem pessoas “fora do aquário” que gostam você, e sentem a sua falta.
Dica #2 - Cuide do seu corpo:
Respeite o seu corpo. Seu corpo "fala" para você quando está cansado. Você tem sabido interpretar o que ele anda lhe falando? Será que é necessário sair, ficar até mais tarde ou não aproveitar os raros momentos de descanso para efetivamente descansar um pouco?
Dica #3 - Coma comida de verdade:
Se alimente, e quando escrevo isso não significa comer tudo de bom o que estão lhe oferecendo, o que pode até ser um grande risco se você não estiver acostumado com certos tipos de alimentos ou bebidas.
Mesmo sendo difícil levantar cedo, tome o seu café da manhã, faça o seu almoço e jantar de forma que seja bom para o seu corpo e não apenas para os seus olhos.
Dica #4 - Faça carinho em sua “voz”:
Cuide da sua voz: A sua voz, é tão importante quanto tudo o que está com ela como a cabeça, o pescoço e tudo o que vem abaixo.
Não tem coisa mais chata do que conversar com alguém sem voz e ohhh, essa história que você ouve dos outros como “coitadinho” nem sempre é verdadeira.
Aqui fica outra dica: gosta de tomar gelado? Se este é o seu caso, logo em seguida tome alguma coisa sem gelo e também aproveite para comer pelo menos 1 vez por dia uma maçã (que serve para também limpar as cordas vocais); e use e abuse de códigos com um apito.
Dica #5 - Esteja sempre bonito:
Pareça estar bonito. Isso é mais do que usar roupas bacanas ou de marca, até porque é difícil, pois a maioria dos lugares oferece aaaquele uniforme.
Beleza deve ser considerada a soma de um uniforme razoavelmente limpo e não amassado, tênis confortáveis e limpos, uma barba ou cabelos organizados e um sorriso simpático no rosto dioturnamente.
Dica #6 - Não deixe a raiva dominar você:
Resolva seus problemas rápido e com quem pode ajudar-lhe com eles. Nada de ficar “mimizando” por aí. Se você não quer resolver, não reclame. Se quer, tome uma ação, se possível de forma inteligente e reflexiva.
Dica #7 - Seja confiável e demonstre credibilidade:
Seja digno da confiança que as pessoas colocaram e você. Isso tem um nome: credibilidade, que em recreação significa: alegria, cumprir o prometido, fazer o melhor, reconhecer os erros, pedir desculpas, aprender, tratar as pessoas de forma igualitária e ter a honradez para começar tudo de novo, dia após dia.
Conclusão:
Ser um bom recreador é mais do que receber um elogio. É poder receber elogios dos clientes, dos usuários e da equipe de colaboradores que está com você. E para isso:
- Seja um recreador flexível e adaptável. As coisas nem sempre saem como planejado, por isso é importante ser flexível e adaptável.
- Seja um recreador positivo e demonstre energia. O seu bom humor pode ser contagioso, o que pode impactar colaboradores e participantes.
- Seja um recreador profissional. Mesmo que esteja em um ambiente de férias, é importante manter um comportamento profissional.
A MegaPlay Recreação é uma empresa com mais de 30 anos de experiência em hotéis, clubes, condomínios, parques, acampamentos, festas e eventos sociais e corporativos.
Conta também com mais de 30 cursos e treinamentos práticos para recreadores, coordenadores de lazer, empresários de recreação, além de planos de consultorias para hotéis, grupos de recreação e empresas, através da Academia MegaPlay de Recreação e o do Programa de Desenvolvimento RecreaLovers.
Se interessou? Clica aqui para saber mais sobre nossos cursos através do WhatsApp.
E este artigo, fez sentido para você? Se a resposta for sim, compartilhe com seus amigos e aproveite para deixar suas experiências em nossos comentários.
Boa sorte, hoje e sempre!
Obrigado por ler o Blog da MegaPlay Recreação! Inscreva-se gratuitamente para receber novas publicações e apoiar nosso trabalho.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, experiência, ideia, ponto de vista ou feedback!